fbpx

FGTS 2023: Saiba como funciona e veja quem tem direito ao benefício

O calendário do FGTS 2023 já foi oficialmente divulgado, mas diversas pessoas que têm direito ao benefício ainda possuem dúvidas sobre o seu funcionamento e também sobre os valores que podem ser sacados. Hoje vamos ver as principais modalidades e quem tem direito ao benefício.

O que é o FGTS?

 O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

Com uma conta vinculada ao contrato de trabalho, os empregadores depositam em contas abertas na CAIXA, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Os valores depositados mensalmente pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem sacar o total depositado em seus nomes.

Agora que você já sabe o que é o FGTS, vamos ver que tem direito.

Quem tem direito ao FGTS

Os beneficiários que tem direito ao FGTS são os seguintes trabalhadores:

  • Com contrato formal regido pela Consolidação de Leis Trabalhista – CLT;
  • Domésticos;
  • Rurais;
  • Temporários;
  • Intermitentes;
  • Avulsos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais; e
  • Diretores não empregados (critério do empregador).

Saque-Rescisão do FGTS

Se o trabalhador tem direito ao FGTS 2023, ele pode realizar o Saque-Rescisão, que é a modalidade tradicional de acesso ao benefício. Para isso, é necessário ter sido demitido sem justa causa.

É válido ressaltar que todo o saldo disponível pode ser sacado de uma só vez nessa modalidade, e os trabalhadores podem solicitar o benefício tanto pelo aplicativo “Meu FGTS”, quanto diretamente em uma agência da Caixa.

Inicialmente, o Saque-Rescisão estará disponível para todos os trabalhadores. Entretanto, aqueles que desejarem poderão optar pelo Saque-Aniversário, que apresenta algumas diferenças significativas, que vamos ver adiante.

Saque-Aniversário do FGTS

Com base na Lei 13.934/2019, o Saque-Aniversário foi criado e passou a operar em 2020, como uma alternativa ao Saque-Rescisão para os trabalhadores que possuem carteira de trabalho assinada do regime celetista.

Para aderir a essa modalidade, os interessados devem fazer a adesão, permitindo que possam sacar uma determinada parte do valor disponível em suas contas ativas do FGTS uma vez ao ano, até 2 meses após o seu aniversário, e também é possível realizar a antecipação.

É importante ressaltar que o valor disponível para saque varia de acordo com o montante presente na conta do FGTS.

A migração para essa modalidade pode ser feita em poucos toques pelo aplicativo do FGTS.

Saque Extraordinário do FGTS

No início do ano, a Caixa Econômica Federal divulgou o calendário do Saque Extraordinário do FGTS 2023, com as datas definidas de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores brasileiros.

Cada pessoa pode sacar até R$1.000,00, considerando a soma dos saldos presentes em todas as suas contas ativas do FGTS. Esse valor foi depositado na Conta Poupança Social Digital aberta pela Caixa para os trabalhadores.

Sobre o aplicativo FGTS

Com o objetivo de oferecer mais praticidade aos usuários do FGTS 2023, a Caixa Econômica Federal criou o aplicativo FGTS, que permite o acompanhamento do benefício de maneira simples.

Através do aplicativo, é possível consultar o saldo presente nas contas, monitorar depósitos realizados pelos empregadores, imprimir extratos e optar pelo Saque-Aniversário, conforme mencionado anteriormente.

É importante destacar que o aplicativo FGTS é totalmente gratuito e pode ser encontrado para download no Google Play ou Apple Store, basta baixá-lo para ter acesso às funcionalidades disponíveis.